quinta-feira, 9 de junho de 2011

Zootecnista

Zootecnista 

Voltado para a pesquisa, criação e produtividade de espécies animais, esse profissional atua em propriedades e empresas rurais ou nas indústrias de alimentos para animais. 
O aprimoramento genético das raças e a busca por uma maior produtividade são as principais atribuições do zootecnista – profissional que trabalha hoje com o olho no futuro. Afinal, os avanços tecnológicos têm contribuído para o aumento da produção e da qualidade dos alimentos. Outra preocupação sua é trabalhar com instalações e sistemas que preservem os rios e mananciais, o que significa incluir em seus projetos o tratamento dos dejetos resultantes de criadouros e abatedouros.
Esse especialista também pode voltar-se às pesquisas e à aplicação de técnicas de cruzamento de espécies e inseminação artificial, reprodução, prevenção de doenças e nutrição. Na parte administrativa, poderá cuidar das instalações rurais; nos negócios, trabalhará com compra e venda de animais. Tem ainda a possibilidade de se dedicar à produção de rações e vitaminas, supervisionar a vacinação e a medicação ou fazer divisão de pastos.
Preparado para elaborar, avaliar e executar projetos, o zootecnista pode trabalhar em vários segmentos – como laboratórios, empresas de agropecuária e também em agribusinessM. Ao mesmo tempo, o mercado está levando o profissional a trabalhar como consultor, podendo utilizar suas habilidades sem ter de cumprir horários. O zootecnista deve ter facilidade para trabalhar em equipe, pois é comum atuar ao lado de veterinários, administradores de empresas e agrônomos.
Entre as disciplinas do curso de Zootecnia estão Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos, Bioquímica Animal, Estatística e Experimentação Zootécnica, Forragicultura, Nutrição Animal, Melhoramento Genético Animal, Reprodução e Inseminação Artificial em Animais Domésticos, Bovinocultura, Avicultura, Suinocultura, Eqüideocultura.
Mercado
Estável, com tendência a alta. Como a exigência do consumidor quanto à higiene e à qualidade dos produtos está maior, as empresas do setor precisam de mão-de-obra especializada. Na agropecuária, há maior competitividade na produção, o que obriga à incorporação de profissionais sintonizados com as novidades. As regiões que oferecem mais empregos são Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
Opções de trabalho
• Dedicar-se às pesquisas ou à docência.
Elaborar, executar e avaliar projetos pecuários.
Trabalhar em frigoríficos, fábricas de ração ou em empresas de consultoria.

Remuneração
Salário inicial: 2.100,00.
Formação
10 semestres, em média

Bacharelado em Zootecnia: UFV-Viçosa/MG; Ufla-Lavras/MG; UFPB-João Pessoa/ PB; PUC-Curitiba/PR; UFRPE-Recife/PE; UFRRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFSM-Santa Maria/RS; PUC-Porto Alegre/RS; UEM-Maringá/PR; Unesp-Jaboticabal/SP; Unesp-Botucatu/SP; USP-Pirassununga/SP; UEM-São Paulo/SP; Fazu-Uberaba/MG; PUC-São José dos Pinhais/PR; UEMS-Aquidauana/MS; UFPB-Areia/PB; Unifenas-Alfenas/MG; Unoeste-Presidente Prudente/SP; UVV-Vila Velha/ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário