Veja abaixo quadros resumos da estrutura de uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) das três modalidades de uma redação: descrição, narração e dissertação.
Estrutura de uma Descrição
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CARACTERÍSTICAS
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Situa seres e objetos no espaço (fotografia)
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INTRODUÇÃO
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A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta. |
DESENVOLVIMENTO
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Capta os elementos numa
ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço,
caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente
na redação. |
CONCLUSÃO
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Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização. |
RECURSOS
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Uso dos cinco sentidos:
audição, gustação, olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a
sinestesia. Adjetivação farta, verbos de estado, linguagem metafórica,
comparações e prosopopéias. |
O QUE SE PEDE
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Sensibilidade para
combinar e transmitir sensações físicas (cores, formas, sons, gostos,
odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser
redigida num único parágrafo. |
Estrutura de uma Narração
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CARACTERÍSTICAS
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Situa seres e objetos no tempo (história)
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INTRODUÇÃO
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Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. |
DESENVOLVIMENTO
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Através das ações das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que culminam no clímax da redação. |
CONCLUSÃO
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Existem várias maneiras de concluir-se uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. |
RECURSOS
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Verbos de ação,
geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou
onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre. |
O QUE SE PEDE
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Imaginação para compor
uma história que entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão.
Pode ser romântica, dramática ou humorística. |
Estrutura de uma Dissertação
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CARACTERÍSTICAS
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Discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor. |
INTRODUÇÃO
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Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese). |
DESENVOLVIMENTO
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Amplia e explica o
parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica,
analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. |
CONCLUSÃO
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Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido. |
RECURSOS
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Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados. |
O QUE SE PEDE
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Capacidade de organizar idéias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado. |
A Crônica na estrutura de uma redação
Da descrição, a crônica
tem a sensibilidade impressionista; da narração, imaginação (para o
humor ou a tensão); e da dissertação, o teor crítico. A crônica pode ser
narrativa, narrativo-descritiva, humorística, lírica, reflexiva, ou
combinar essas variantes com as singularidades do assunto. Desenvoltura e
intimidade na linguagem aproximam o texto do leitor. E um gênero breve
(curta extensão), que não tem estrutura definida. Toda possibilidade de
criação é permitida nesse tipo de redação, que corresponde a um
flagrante do cotidiano, em seus aspectos pitorescos e inusitados, a uma
abordagem humorística, a uma reflexão existencial, a uma passagem lírica
ou a um comentário de interesse social.
Fonte: coladaweb
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