quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta
Ele ajuda seus pacientes a superarem limitações físicas decorrentes da idade, de acidentes ou de doenças para conquistar uma vida melhor. 
Profissional que visa à reabilitação de pacientes com doenças crônicas e vítimas de variados traumatismos, o fisioterapeuta desenvolve tratamentos que conjugam recursos como a água, o calor e o movimento, as técnicas aprendidas durante a formação e sensibilidade para tratar cada problema, estimulando o paciente.
O fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas, unidades de saúde, creches, universidades, ambulatórios, academias e clubes. Em geral, atende portadores de disfunções cardiopulmonares, problemas nos músculos ou ossos de várias origens (hereditária, decorrente de reumatismo ou de acidentes); disfunções de postura, crianças ou idosos com doenças neurológicas (paralisia, derrame cerebral). Também está apto a dar atendimento a gestantes, ensinando exercícios que ajudam a circulação e a postura, além de prepará-las para o parto; aos portadores de Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort); e a trabalhar com fisioterapia desportiva, prevenindo e tratando contusões e lesões.
Atualmente, uma das áreas que mais cresce é a reeducação postural global (RPG), que ajuda a prevenir lesões na coluna e nas articulações.
O bacharelado em Fisioterapia inclui disciplinas como Anatomia, Biologia, Fisiologia, Histologia, Morfologia, Psicologia, Saúde Pública e ainda Massoterapia, Termoterapia e Cinesioterapia. Para garantir uma boa formação é preciso fazer estágios em hospitais e clínicas, bem como assegurar alguma experiência em atendimento domiciliar antes mesmo de concluir a faculdade. Isso fornece uma visão geral das diversas especialidades da área e facilita o ingresso no mercado de trabalho.
Mercado
Estável. O mercado está saturado nos grandes centros do Sul e do Sudeste, especialmente em São Paulo, mas há carências desse profissional em outras regiões. As áreas de fisioterapia ortopédica e desportiva são as que mais empregam. O atendimento domiciliar tem sido também uma boa fonte de rendimentos. 
Opções de trabalho
• Dirigir serviços de fisioterapia em instituições, hospitais e clínicas.
• Trabalhar em clubes, academias e agremiações esportivas.
• Dedicar-se à pesquisa ou à carreira acadêmica. 

Remuneração
Salário médio inicial: R$ 1.200,00.
Formação
8 a 10 semestres, de acordo com a universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário