quinta-feira, 9 de junho de 2011

Radiologista

Radiologista
Com equipamentos sofisticados, esse profissional ajuda a obter diagnósticos precisos e a combater muitas doenças precocemente. 
Exames de raio X, mamografia, ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética são a especialidade do radiologista. A Radiologia é uma medicina auxiliar para outras especialidades. Quando há suspeita ou dúvida sobre algum problema de saúde, são requisitados exames com recursos de imagem de partes internas do corpo. Graças aos diagnósticos feitos pelos radiologistas, algumas cirurgias são evitadas e substituídas por tratamentos menos agressivos; e certas doenças têm maior chance de cura.
Para exercer esta profissão, é preciso cursar Medicina e depois fazer residência em Radiologia. O Hospital do Câncer de São Paulo e o Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, são consideradas instituições de grande credibilidade na área.
O raio X, descoberto no final do século XIX, foi a primeira técnica que forneceu uma visão das estruturas internas do corpo humano, sem necessidade de cirurgia. A imagem é obtida quando uma pequena quantidade de radiação atravessa uma parte do corpo e atinge um filme. Hoje, são utilizados equipamentos eletrônicos acoplados a computadores, o que substitui os filmes radiográficos.
A tomografia computadorizada permite diagnosticar doenças do cérebro, abdome e tórax. Para visualizar melhor o ponto desejado, o radiologista aplica uma substância (chamada contraste) no paciente. Outro recurso é a ultra-sonografia, baseada na reflexão de ondas sonoras de alta freqüência que colidem com estruturas internas do organismo. O padrão de reflexão resultante é convertido em imagem. Desenvolvida nos anos de 1950, a ultra-sonografia foi e é largamente aplicada em ginecologia e obstetrícia, além de ajudar a detectar problemas vasculares, abdominais, renais e articulares.
Mercado
Estável, mas a tendência é de aumento de vagas para esse profissional, visto que os hospitais de grande porte estão investindo em novos equipamentos de diagnósticos por imagem. Faltam profissionais nas regiões Norte e Nordeste. 
Opções de trabalho
• Trabalhar em laboratórios especializados em diagnósticos por imagem.
Atuar em clínicas e hospitais.

Remuneração
Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).
Formação
12 semestres de Medicina + 3 anos de residência em Radiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário