Esse profissional orienta sobre a dieta mais adequada a cada pessoa, ajudando a prevenir doenças ou a amenizar seus sintomas.
O nutricionista é um profissional da área de saúde que tem como objetivo ajustar os hábitos alimentares às necessidades específicas individuais ou de determinados grupos, procurando elaborar dietas o mais benéficas possível. As atividades deste setor são realizadas não somente pelos bacharéis em Nutrição, mas também por profissionais com outras formações, como Medicina e Biologia, que possuem esta especialização, chamados nutrólogos.
O campo de atuação do nutricionista é muito variado, como os setores administrativo, hospitalar, de nutrição esportiva e de marketing. Na área administrativa, esse profissional poderá gerenciar a produção de refeições em indústrias, restaurantes comerciais e hospitalares, hotéis, spas e escolas.
Na elaboração de dietas, muitas vezes trabalha em parceria com outros profissionais, como endocrinologistas, e está sempre em contato com a clientela a que atende, pois leva em conta o gosto pessoal de cada um para criar cardápios. Em marketing, este profissional pode atuar na indústria de alimentos, realizando testes de receitas, promovendo degustações e avaliação sensorial ou ainda organizando cozinhas experimentais.
A área de nutrição esportiva é atualmente uma das mais procuradas pelos recém-formados, porém é a que tem menor demanda de mão-de-obra, pois absorve poucos nutricionistas. O profissional que tem esta especialização trabalha junto a clubes, associações esportivas e academias de ginástica, orientando os atletas sobre as dietas mais adequadas a cada modalidade.
Atividades de ensino e pesquisa também constituem uma boa opção para os mais interessados em trabalhos científicos e acadêmicos.
Mercado
Em alta. Há uma crescente valorização da alimentação como fator importante para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, especialmente as crônicas, como diabete e as cardiovasculares.
Opções de trabalho
• Atuar em hospitais, clínicas, indústrias, restaurantes comerciais, elaborando cardápios e dietas, ou nos departamentos de marketing da indústria alimentícia, testando receitas ou organizando cozinhas experimentais.
• Oferecer orientação nutricional em consultórios.
• Dedicar-se à pesquisa científica.
Remuneração
Salário médio inicial: R$ 1.240,00 (piso 2004/2005).
Formação
8 semestres, em média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário