Responsável pela análise e manipulação das substâncias, seu trabalho é essencial para a indústria.
Profissional de extrema importância para qualquer indústria, seu trabalho é uma constante em nosso cotidiano. Afinal, o químico estuda e manipula a composição de substâncias decisivas na fabricação dos mais variados produtos, como metais, tintas, corantes, cerâmicas, papel, derivados do petróleo, materiais esportivos, alimentos, insumos agrícolas etc.
A partir do quinto semestre do curso superior, o aluno tem de escolher entre licenciatura, bacharelado ou química industrial. Nas três habilitações, há 50% de aulas práticas e 50% de aulas teóricas. A partir do quarto semestre, o estudante começa a realizar estágios extracurriculares em diversas áreas, como Físico-Química, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica, Bioquímica e Tecnologia Química.
Como a Química está relacionada a diversos setores, é preciso ter uma ampla bagagem cultural, rapidez de raciocínio, facilidade para trabalhar em grupo e domínio da Informática. Apesar de representar uma fatia pequena, o ensino é uma das áreas que mais têm crescido, pois é grande a carência de professores em escolas e universidades.
O bacharel vai trabalhar basicamente com pesquisa. Ele estuda as propriedades da matéria e suas reações, além de desenvolver novos materiais, substâncias ou métodos de análise.
O químico industrial também executa pesquisas, mas, em geral, dedica-se especificamente ao campo industrial, que é muito vasto e oferece as melhores oportunidades. Ele pode atuar na produção e no controle de qualidade de uma infinidade de produtos. Nesta área, vai trabalhar em conjunto com outros profissionais, como biólogos, físicos e engenheiros.
Mercado
Em alta. A atuação do químico nas indústrias tem sido fundamental para melhorar a qualidade dos produtos e, principalmente, na redução dos índices de poluentes. Outra área promissora é a de licenciatura, pois há falta de professores de Química para escolas e universidades.
Opções de trabalho
• Atuar na produção industrial.
• Trabalhar como pesquisador.
• Lecionar em escolas e universidades.
Remuneração
Salário médio inicial: R$ 1.600,00.
Formação
8 semestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário